O PENTECOSTES É DA BÍBLIA NÃO DO PENTECOSTAL
- Isis Marcelino
- 22 de nov. de 2015
- 4 min de leitura

Quando pensamos em pentecostalismo, hoje em dia, vem imediatamente a nossa mente os rodopios, o cai daqui e cai de lá, as gritarias, a bagunça, e uma falação estranha, certo? Mas, será que isso é o pentecostes bíblico?
Originalmente conhecida como Festa das Colheitas ou Semanas no antigo testamento, a festa de Pentecostes (que significa cinquenta dias depois - da Páscoa) foi instituída a partir do domínio Grego com este "novo nome".
Hoje, para os cristãos é conhecida e celebrada pela descida do Espírito Santo sobre os apóstolos, após a ascensão de Cristo. Em Levítico 23:15-22 são indicados os detalhes desta festa, celebrada até hoje pelos judeus. O pentecostalismo tem como principal ênfase está data, que marca a descida do Espírito Santo e o início das manifestações dos dons do Espírito, como descrito em Atos 2.
Crer no batismo com o Espírito Santo ou receber os dons do Espírito como a Bíblia diz, não faz de você um pentecostal, faz de você uma pessoa bíblica, que conhece as Escrituras e deseja o que Cristo prometeu para glória do Seu nome. Da mesma forma, não crer no batismo com o Espírito Santo e nos dons do Espírito, é negar a Bíblia, que claramente relata estes acontecimentos. O fato de uma pessoa não ter sido batizada com o Espírito Santo e não ter algum dos dons do Espírito descritos, não faz com que esses não existam, como relatado na Palavra de Deus.
O Espírito Santo é quem guia a vida do Cristão, é o nosso consolador (João 14:26) que Jesus enviou para estar conosco até sua volta. A Bíblia é rica no tocante ao Espírito Santo, tanto nos frutos do Espírito, como nos dons do Espírito.
Os frutos do Espírito, conforme escreveu Paulo em Gálatas 5:22 são: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão e temperança; e os dons do Espírito, conforme escreveu Paulo em 1 Coríntios 12:8-11 são: palavra de sabedoria, palavra de ciência, fé, dons de curar, operação de maravilhas, profecia, discernir os espíritos, variedade de línguas e interpretação das línguas. Todos são manifestações do Espírito Santo na vida dos filhos de Deus, e não exclusivamente na vida dos pentecostais.
Erroneamente, pessoas dizem que o batismo com Espírito Santo é do pentecostal, mas a Bíblia diz que é um mesmo Deus que opera tudo em todos. Como podemos então achar que os frutos e dons do Espírito é ou pode ser propriedade do pentecostal? São propriedades de Deus, e Ele opera em quem Ele quer como Ele quer. A descida do Espírito Santo foi prometida para a Igreja de Cristo, não para os pentecostais somente. Se você é a Igreja de Cristo, seja batista, presbiteriano, luterana, metodista, calvinista, congregacional ou qualquer outra denominação. O termo "pentecostal" é só uma denominação dada a determinado grupo pelo foco principal nas ações do Espírito Santo, que infelizmente muitas vezes acaba por se tornar como a igreja de Corinto.
Precisamos entender que Deus não é denominacional, logo, o Espírito Santo também não é denominacional. Tal como Cristo não é propriedade de qualquer igreja ou religião, da mesma forma o Espírito Santo, já que são um!
O batismo com Espírito Santo é bíblico (Mateus 3:11; Marcos 1:8; Lucas 3:16; Atos 11:16), a manifestação do Espírito Santo é bíblica, os dons e frutos do Espírito são bíblicos, o que não é bíblico são as meninices que vemos hoje dentro das igrejas.
Paulo ensinou que um culto a Deus é racional e com ordem, como ele dedicou uma carta explicando a Igreja de Coríntios como deve ser, extamente para evitar que a igreja se tornasse o circo que vemos hoje em dia. Isso serve tanto para os dias de hoje!
Vamos comparar as igrejas de hoje com a Bíblia?
Profetizar hoje:
Eis que te digo... Revelação de futuro;
Deus falou comigo que você vai ter isso, conquistar aquilo...;
Deus me revelou que sua vitória vai chegar...;
Profetizar na Bíblia:
Edificação, exortação e consolação (1 Coríntios 14:3-5);
Ordem e decência (1 Coríntios 14:31).
Falar em línguas hoje:
Em um culto com 100 pessoas, 50 falam em línguas ao mesmo tempo;
Ninguém interpreta.
Falar em línguas na Bíblia (1 Coríntios 14):
Não fala aos homens, pois ninguém o entende (1 Coríntios 14:2);
Edifica-se a si mesmo (1 Coríntios 14:4);
Se na igreja todos falarem em línguas, e entrar um visitante, não dirão que estão loucos? (1 Coríntios 14:23)
Faça-se tudo para edificação (1 Coríntios 14:26);
Faça-se por dois, ou quando muito três (1 Coríntios 14:27);
Haja intérprete (1 Coríntios 14:27);
Se não houver intérprete, esteja calado na igreja, e fale consigo mesmo, e com Deus (1 Coríntios 14:28).
Paulo resume bem a questão de cair no chão, rolar, pular... nos versos 38 a 40 do capítulo 14 de 1 Coríntios: "Mas, se alguém ignora isto, que ignore. Portanto, irmãos, procurai, com zelo, profetizar, e não proibais falar línguas. Mas faça-se tudo decentemente e com ordem."
E aí, o pentecostalismo de hoje está de acordo com a Bíblia?
Se você também não concorda com as meninices que o movimento pentecostal faz hoje, mas anseia pelos dons do Espírito, se coloque disponível para Deus, e como nos ensinou nosso Senhor Jesus, confie e peça que seja feita a vontade do Pai. A Bíblia nos instrui a sermos cheios do Espírito Santo (Efésios 5:18).
Deus não é denominacional, Cristo não é denominacional, o Espírito Santo não é denominacional.
Comentários